Apresentação de Baianidade na mídia (27-11-09)

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Herbert Viana: exemplo de superação

‘Herbert de Perto’ mais que documentário é um retrato de superação daquele que desde o começo liderou os Paralamas. Nordestino e filho de brigadeiro da Aeronáutica, Herbert Viana nunca abandonou a vontade de voar e a extrema habilidade musical. Apaixonado pelos filhos e pela esposa, Lucy, ele ‘renasceu’ em 2001 para a alegria da música brasileira.

Herbert não queria chorar com o documentário, mas até mesmo quem não se identifica com o som dos Paralamas do Sucesso se emociona com as imagens que narram a trajetória da vida dele. Os diretores, Roberto Berliner e Pedro Bronz, conseguiram realizar aquilo que propunham: ‘mergulhar na vida de um dos mais talentosos músicos brasileiros’ e mostrar ‘uma visão íntima e corajosa da vida e carreira do líder do Paralamas do Sucesso’.

O documentário começa na Paraíba, vai a Brasília, ao Rio, e até mesmo a Argentina. O pequeno Herbert e o irmão, Hermano, tinham aulas de violão quando moravam em João Pessoa, mas não demorou muito para Herbert ensinar ao próprio professor o que é dedilhar com talento nato. O violão foi trocado logo pela guitarra que nos anos 80 emplacou sucessos como ‘Óculos’, ‘Meu erro’, ‘Romance Ideal’, ‘Mensagem de Amor’, ‘Alagados’ e ‘Lanterna dos Afogados’. Hebert ao lado de Bi Ribeiro e João Barone são considerados por alguns como quarteto sagrado do rock brasileiro, juntamente com o Barão Vermelho, Titãs e Legião Urbana.

Sem ser apelativo, o documentário mostra ainda o acidente de ultraleve em que Lucy, a esposa de Herbert, morreu e o líder do Paralamas ficou paraplégico. Herbert se recuperou de forma admirável e as palavras deles em uma parte do documentário mostram qual o motivo da superação. Ele não lembra como aconteceu o acidente, mas lembra de estar caminhando com Lucy em direção a um a luz branca e ela pede para ele voltar e cuidar dos filhos deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário